Estudantes criam carro eléctrico biodegradável

Um grupo de estudantes holandeses acaba de construir um automóvel eléctrico que leva quatro ocupantes e que chega aos 80 km/h de velocidade máxima. Até aqui não há nada de muito relevante, mas a verdade é que este veículo, denominado Lina, tem um truque na manga: a carroçaria é biodegradável e foi feita a partir de folhas de linho e de açúcar.

Construído pela TU/Ecomotive, uma equipa de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, toda a estrutura deste eléctrico é feita de materiais biodegradáveis que têm propriedades muito semelhantes às que encontramos na fibra de vidro.

Entre as duas camadas de linho, que garantem alguma resistência, encontramos um "bio-plástico" feito a partir de cubos de açúcar que formam um padrão semelhante aos favos de mel. Os únicos componentes que não são "bio" são a suspensão, as jantes, os pneus e o propulsor eléctrico, que inclui "packs" de baterias modulares e dois motores eléctricos.

O resultado final é fantástico e ó esforço destes jovens merece de facto ser reconhecido. Mas a verdade é que há alguns pontos negativos… sobretudo no campo da segurança. É certo que este protótipo está homologado para circular na estrada, mas ainda não participou em nenhum "crash test"… E quando o fizer, tendo em conta os materiais de que é feito, não adivinhamos uma prestação muito positiva.

Ainda assim, e tal como referimos acima, importa aplaudir o esforço destes jovens, que de facto pensaram "fora da caixa". E quem sabe no futuro os materiais biodegradáveis não começam a entrar em força na indústria automóvel. Não para construir veículos completos mas para ajudar os construtores a encontrar soluções mais amigas do ambiente.

Em destaque